terça-feira, 30 de junho de 2009

Liberdade de informação

O principal argumento do Supremo Tribunal Federal a favor da ação que derrubou a lei de imprensa e a regulamentação do diploma para o exercício do jornalismo, confunde o direito de liberdade de expressão presente na constituição de 1988 com a liberdade de imprensa. Expressão é o direito que qualquer cidadão brasileiro tem de “expressar” a sua opinião para com determinado assunto, ou seja, expressar não é sinônimo de publicar em algum meio de comunicação no qual trabalham profissionais, mas sim da liberdade de você demonstrar o seu pensamento. Liberdade de imprensa é outro caminho, a imprensa tem o objetivo de informar, criticar e opinar sobre determinados assuntos considerados relevantes para com a população, essa informação transmitida será recebida e interpretada por cada receptor. Quando a informação transmitida é errônea e equivocada existe um grande risco de acontecer uma conseqüência desastrosa.
A imprensa tem uma responsabilidade com os cidadãos brasileiros, responsabilidade que não pode ser entregue em mãos erradas, porque além da responsabilidade, a imprensa tem o poder de influenciar a população.
Voltando um pouco no tempo podemos lembrar do episódio da operação Satiagraha, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas por desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro, acusações comprovadas com documentos que mostram o pagamento de propina a políticos, juizes e jornalistas no valor de R$ 18 milhões. Episódio que acabou em pizza após a liberação do habeas corpus concedida pelo ainda presidente do STF Gilmar Mendes, o mesmo que argumentou pelo fim da regulamentação do diploma de jornalismo.
A política brasileira nunca foi integralmente justa e muito menos respoitosa perante a lei, tirando a regulamentação do diploma corremos o risco de ter cargos importantes da imprensa nacional com pessoas diretamente ligadas ao interesse de algum político, de algum partido ou de algum empresário.
Os maiores prejudicados não são os jornalsitas por formação, mas a população, que acima da liberdade de expressão, tem a liberdade de informação, de informação correta, verdadeira e imparcial.

Nenhum comentário: