domingo, 3 de maio de 2009

Enfim... Como é bom ler algo de relevância pra variar, eu tenho entre os meus links o endereço eletrônico do site Observatório da Imprensa, fundado pelo grande jornalista Alberto Dines. Basicamente o site, como se auto define, é uma entidade civil, não-governamental, não-corporativa e não-partidária que pretende acompanhar, junto com outras organizações da sociedade civil, o desempenho da mídia brasileira. Lembrando que hoje, dia 3 de maio é o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa e que dia 30 de abril foi votada, por maioria, pelo Supremo Tribunal Federal que a Lei de Imprensa é incompatível com a atual ordem constitucional, portanto revogada. Coincidência?

Mas o que me chamou a atenção mesmo no observatório, foi a publicação escrita por Carlos Castilho sobre a tão polêmica e comentada gripe suína. A questão é a forma como a mídia reagiu com o evento da gripe tornar-se uma pandemia. O que vemos, na televisão principalmente, são correspondentes no México mostrando o medo e a insegurança da população local, quando o certo seria informar o que deve ser feito para evitar uma propagação maior da doença. Na Califórnia, por exemplo, os residentes mexicanos estão sendo vistos como ameaça a população.

Como diz Carlos, é necessário pensar antes de publicar, agora a questão não é o furo jornalístico, mas a responsabilidade social da informação. Felizmente existem "observadores" que enchergam os erros e deslizes, nem sempre inconscientes, da mídia, infelizmente são poucos os que acessam o que, de fato, merece ser lido.

Um comentário:

Glam Ateliê disse...

Postado.Tire tuas próprias conclusões.
Beijos