segunda-feira, 28 de julho de 2008

1/4 de século: América azul!

Hoje não posso deixar de prestar esta singela homenagem ao clube que tantas alegrias me deu, um dos dias mais importantes do futebol mundial, o dia em que a América e futuramente o mundo conheceram o glorioso Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
Dia 28 de Junho de 1983 o Grêmio tornou-se o primeiro gaúcho Campeão da América.. Nas mãos de Valdir Espinosa o tricolor chegou a final contra o todo poderoso Peñarol do Uruguai, na época tetra da libertadores e tri do mundial, não era pra qualquer um..


A alguns meses atrás assisti o programa Jogos para sempre do canal Sportv, que relembrou a final da Libertadores de 83, eles mostraram melhores momentos do jogo e depoimentos de ex-jogadores, comissão técnica e alguns torcedores. Entre eles estavam Caio e César, que contaram uma história realmente incrível... estavam jantando juntos dias antes da final e a mulher de César revelou um sonho que havia tido na noite anterior, em que Caio se machuca, César entra no seu lugar e marca o gol da vitória.. e foi o que aconteceu de verdade, Caio abre o placar no primeiro tempo que termina assim, no segundo tempo Peñarol vem com força máxima e empata o jogo, Caio com dores no tornozelo deixa o campo para a entrada de César que com um cruzamento fantástico de Renato marca de cabeça o gol da vitória.. Grêmio Campeão da América.


Aqui a escalação do time dos sonhos:
Mazarópi; Paulo Roberto, Baidek, De León e Casemiro; China, Osvaldo e Tita; Renato, Caio (César) e Tarciso.
Técnico: Valdir Espinosa

Além dos gols de Caio e César, tem Tita que marcou na partida de ida no Uruguai que terminou com o placar de 1x1 e o grande herói De león que saiu sangrando de campo e como afirma com toda convicção Eduardo Bueno o sangue era azul!!!
Hoje eu assistindo o Ta na área, no sportv, estavam presentes Peninha(Eduardo Bueno) e Fernando Bueno , que lançarão um livro sobre os 25 anos da conquista, deram um show a parte no programa, falaram o tempo inteiro sem chances para os apresentadores...
Pra comemorar essa data, nada melhor que a liderança do Brasileiro e dia 11 de Dezembro tem mais uma comemoração quem sabe junto com o tri do brasileirão..

Nenhum comentário: